quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Balanço final do Brasileirão

Chega ao fim mais um campeonato brasileiro, com o Cruzeiro sobrando novamente como em 2013.
Mas o campeonato deixou outras impressões e conclusões por serem refletidas pra 2015.
O Cruzeiro não foi campeão só porque continuou contando com Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o Cruzeiro tem aquilo que um campeonato da extensão do Brasileirão requer: Elenco. Copa do Brasil, Libertadores, dá pra se ganhar com 14 jogadores, dá pra amarrar um jogo fora e atacar como nunca dentro de casa. Mas num campeonato extenso e nivelado (sim, por baixo) como o nosso, é preciso ter material humano, é preciso ter peças de reposição e isso o cruzeiro mostrou que tem, em 2013, mas parece que ninguém entendeu o recado, ninguém assimilou essa importância e mantendo a fórmula "mágica" do ano anterior, o cruzeiro sem maiores problemas faturou o título mais importante do país pelo segundo ano consecutivo.

Se algum clube chegou perto de tirar o título da raposa, esse clube foi o São Paulo, que apostou muito mais na qualidade individual dos seus jogadores, que no time como um todo, e se não alcançou o cruzeiro, talvez tenha sido por não ter conseguido manter a regularidade ao longo do campeonato, onde em momentos de maior proximidade no número de pontos, não conseguiu continuar vencendo para assim passar o líder, coincidentemente a falta de regularidade talvez seja a característica marcante de dois de seus principais jogadores: Pato e Ganso, dois caras de reconhecido talento, que não conseguem desempenhar um futebol em alto nível por uma temporada, alternando sempre em altos e BAIXOS momentos e se não tem quem colocar no lugar para substituir a altura, fica difícil chegar.
Internacional e Corinthians montaram equipes fortes, como de costume, mas talvez tenham cometido o mesmo erro do São Paulo, não conseguiram manter um alto nível, durante todo o campeonato, enquanto o cruzeiro pontuava. O Inter no começo dava indícios de que brigaria pra ser campeão até o fim do campeonato, mas não teve fôlego pra manter a briga, já o Corinthians, mesmo com o seu bom elenco sofreu mais uma vez de um problema que parece crônico que é o hábito de tornar partidas teoricamente fáceis em verdadeiros fracassos, quem estava a sua frente só tinha a agradecer.
O Fluminense, com praticamente o mesmo time que terminou o campeonato de 2013 na zona de rebaixamento, passou a maior parte do campeonato de 2014 brigando por uma vaga na libertadores no ano que vem, mas assim como todos os citados anteriormente, não conseguiu se manter na briga por muito tempo, entregando alguns jogos que não poderiam ser entregues; mas de positivo fica a artilharia de Fred no brasileirão, tão contestado na copa do mundo, ficando evidenciado como um dos "vilões" da seleção brasileira, só tendo feito um gol na copa (que convenhamos foi ao melhor estilo "Se num faz também...") mas se contra Hummels e Neuer a atuação foi deprimente, aqui no nosso campeonato, com o nível que temos aqui, pode-se muito bem perguntar: Quem é o cone agora?

Tirando alguns clubes como Grêmio, Atléticos (MG e PR), Santos, vamos direto para o que mais chamou a atenção na parte debaixo da tabela.
A chapecoense veio como o Criciúma veio em 2013, como o time que subiu e certamente ia cair ao final campeonato, mas surpreendeu, com um elenco muito fraco, mas com um time muito organizado, conseguiu administrar bem a situação, sem grandes feitos dentro do campeonato, talvez tenha atingido o seu objetivo inicial, que era o de ficar na primeira divisão.
O Coritiba viveu momentos de tensão até o fim da competição, mas conseguiu a sua permanência série A, como uma forma de prêmio para Alex, um jogador brilhante, como pouco vimos no futebol brasileiro, que foi ídolo por onde passou (menos no flamengo) e que pra mim é o craque brasileiro mais injustiçado que eu já vi (junto com Rivaldo), pelo pouco reconhecimento que recebe diante de tudo o que fez dentro e fora de campo. Seria uma pena um jogador brilhante, com uma carreira brilhante que teve, se despedir do futebol sendo rebaixado no clube que o revelou para o mundo. Alex vai fazer muita falta, sua espécie está entrando em extinção.

O Palmeiras deu um show de falta de planejamento em 2014, contratou o Gareca que encheu o elenco com fracos jogadores argentinos, não teve uma boa sequência de vitórias, foi embora deixando o seu legado (e que legado, diga-se de passagem) e por pouco no ano de seu centenário, no ano de inauguração de sua arena - um dos estádios mais bonitos do Brasil (se não o mais bonito, na minha opinião) - o palmeiras não vê seus planos indo por água abaixo com o rebaixamento. Bateu na trave o verdão, mas a solução pro ano que vem é fácil pra eles: é só fazer exatamente o contrário do que fez esse ano.

Vitória e Bahia caíram de mãos dadas, dois clubes que não passam por reformulações, revelam alguns bons valores, sobem pra primeira divisão na base da garra e determinação mas não conseguem se sustentar por muito tempo, aos poucos vão deixando de ser considerados clubes grandes, triste para o futebol baiano, já que seus dois representantes ainda parecem estar no século XX.
E claro, não podia faltar os outros dois cariocas que não foram citados ainda. Flamengo e Botafogo, apesar de tão diferentes viveram momentos muito parecidos em épocas distintas do campeonato, o Flamengo começou o brasileiro de forma medíocre, Ney Franco veio na época da copa e mesmo com um mês só treinando, não conseguiu montar uma equipe de verdade, enquanto isso o flamengo se afundava na lanterna do campeonato, enquanto o rival alvinegro vinha acumulando boas atuações, apesar da eliminação da libertadores; o flamengo se desfez de Ney, contratou luxemburgo, que em pouco tempo começou a ajeitar a equipe, dar uma cara para o time do flamengo e, justamente, num flamengo x botafogo, a história de ambos começou a mudar no campeonato, com uma vitória simples com gol de Alecsandro, o Flamengo começou o seu caminho rumo à permanência na série A, já o Glorioso começou a cair, cair, cair... até cair (nem mesmo uma vitória sobre o arquirrival no returno foi suficiente pra tirar). No ano que vem, ambos precisam melhorar e muito seus elencos e no caso do botafogo, outras questões políticas, econômicas devem ser revistas (por especialistas, não por torcedores apaixonados).

Pode-se tirar muita lição boa de 2014 do futebol brasileiro, ainda são revelados bons jogadores por aqui (Ex: Gabigol e Lucas Limas do Santos, Lucas Silva do Cruzeiro, em breve do Real Madrid); é preciso de uma reformulação na forma de pensar futebol, uma vez que não somos mais a maior potência mundial e o Brasil vai com o que tem de melhor pra disputar a libertadores do ano que vem, que tem tudo pra ser disputada, mas estamos bem representados.
No mais é isso mesmo, fica a saudade do Brasileirão, mesmo com todas as adversidades que vivemos.
2015 tem mais e com Avaí, Joiville, Ponte Preta e Vasco da Gama.

6 comentários:

  1. Isso ai...Não só como o campeão, mas como o G-4 se não o próprio G-5. São clubes que se estruturaram, se reformularam, que levaram a sério os pontos corridos, logo estão sempre nas cabeças. Podem passar algum ano sem ganhar título, mas não passa sufoco com Z-4. E esse é o rumo q falta os clubes Cariocas tomarem, e graças a Deus o Flamengo já começou a entrar nesse fluxo, quanto os demais não enxergam isso...Botafogo é o maior exemplo disso, o Vasco voltando com Eurico, está voltando também para os anos 90 e Fluminense, que antes tinha a Unimed para bancar seus luxos, agora fecharam a torneira e terá que se virá com seu próprio suor, tomara...Enquanto isso, os Cariocas ficam nessa do "jeitinho", q temos q ter jogadores como Jobson, Carlos Alberto, Adriano e etc no elenco, q o Maraca tem q voltar a ser como antes...ficamos com esses pensamentos atrasados, e os outros eixos no Brasil vão só crescendo. O futebol mineiro q antes ficava na sombra da gente e dos Paulistas, hj é a potência. E digo mais, inaceitável um Brasileiro q tenha mais representante catarinense q carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. Concordo 100% Deilton!!!
      Falta profissionalismo no rio de janeiro, MG e RS estão décadas a nossa frente, digamos que SP está alguns anos também... Infelizmente a ficha ainda não caiu

      Excluir
  2. Bruno, gostaria de te parabenizar pelo blog, análises perfeitas, ótimos temas abordados, uma excelente linguagem, aliados a um certo sarcasmo de torcedor(que eu gostei muito diga-se de passagem, SRN tamo junto) vou acompanhar e dar os meus humildes pitacos, parabéns cara, está muito legal mesmo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Juninho vamos tentando melhorar sempre, apareça mais, dê a sua opinião, seja a favor ou contra kkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  3. Hahaha hahaha valeu irmão! Divulga pro teu fã clube

    ResponderExcluir